Entenda Como Calcular Valorização de Imóvel

Saber como calcular valorização de imóvel pode ser uma ferramenta útil na hora de decidir em qual empreendimento investir. Neste artigo, explicamos mais sobre o tema e os fatores que influenciam na apreciação imobiliária. Saiba mais.

Você sabe como calcular valorização de imóvel? Sendo muito importante na hora de decidir se o empreendimento vale o investimento, essa taxa indica a apreciação do projeto no mercado ao longo do tempo.

Neste artigo, você encontra todas as informações sobre a valorização imobiliária, sua importância no momento de comprar um imóvel e aprende como fazer esse cálculo. Continue lendo e saiba mais.

Leia também: Hub Corporativo em Uberlândia Minas Gerais

O Que É a Taxa de Valorização do Imóvel?

A taxa de valorização do imóvel é definida a partir de um cálculo que demonstra o aumento do valor de um empreendimento ao longo do tempo, levando em consideração o valor dele na planta até o seu preço atual.

Essa taxa de valorização pode ser influenciada por diversos fatores. Abaixo, separamos alguns deles para você conferir.

  • Localização: um dos fatores que mais influencia na valorização de um imóvel é sua localização. Regiões em desenvolvimento, com investimentos constantes e com fácil acesso a centros comerciais tendem a ser mais valorizadas. Um exemplo de localização com grande valorização imobiliária, é o Parque Una Uberlândia. O bairro planejado já possui dois empreendimentos 100% vendidos ainda na planta, o prédio residencial Coa e a torre comercial Tempo.
  • Estrutura e características do imóvel: imóveis reformados ou novos, bem projetados e com materiais de alta qualidade costumam ser mais valorizados, assim como aqueles que contam com áreas de lazer, como piscina, churrasqueira, salão de festas e outras comodidades.
  • Segurança: a segurança é uma grande preocupação para quem está procurando um imóvel, seja para investir ou seja para morar. Por essa razão, os empreendimentos localizados em regiões tranquilas, dentro de condomínios fechados ou em bairros planejados são mais valorizados no mercado.

O mercado imobiliário também tem grande influência na taxa de valorização de um empreendimento. No próximo tópico, você confere mais detalhes sobre esse tema.

Conheça os Índices de Valorização Imobiliária

Além dos fatores que abordamos anteriormente, a valorização de um imóvel também é afetada por índices imobiliários que ajudam no monitoramento do mercado. Abaixo, confira os principais índices considerados no cálculo de valorização imobiliária.

Índice Nacional de Custo da Construção (INCC)

Este é o primeiro índice desenvolvido para acompanhar a variação dos preços da mão de obra, materiais de construção, serviços e equipamentos usados na construção civil. 

O INCC é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é utilizado como parâmetro no reajuste de contratos de obras, serviços de engenharia e no valor das parcelas de um imóvel, o que reflete no preço final de um empreendimento.  

Taxa Referencial (TR)

Criada em 1991, a Taxa Referencial é um índice de correção monetária utilizado em contratos de financiamento imobiliário, na correção dessas parcelas e no reajuste anual dos saldos devedores desses subsídios. 

A TR é atualizada diariamente pelo Banco Central do Brasil a partir das taxas de juros das Letras do Tesouro Nacional (LTN).

como-calcular-valorizacao-de-imovel-condominio-com-plantas-em-todas-as-sacadas-e-com-fonte-de-agua-na-frente
Conheça a Rua Acalmada do Parque Una Uberlândia

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) 

Calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é utilizado para mensurar a variação dos preços dos produtos e serviços de consumo no Brasil.

No mercado imobiliário, o IPCA impacta no valor de aluguéis, financiamentos e contratos de compra e venda de imóveis, podendo variar de acordo com as cláusulas de cada contrato.

Índice FipeZap

Acompanhando a flutuação nos preços médios de imóveis residenciais e comerciais disponíveis em plataformas online, o Índice FipeZap foi criado em 2011 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e é divulgado mensalmente.

O Índice FipZap é utilizado por investidores, compradores, imobiliárias e corretores para entender o comportamento do mercado imobiliário e também é uma referência para a definição dos valores de venda dos imóveis.

Depois de entender as taxas e os fatores que influenciam no valor dos imóveis, continue lendo e descubra como calcular valorização de imóvel.

Como Calcular Valorização de Imóvel?

De uma forma geral, a valorização média anual de uma propriedade é estimada entre 2% e 5%, mas as características únicas de um empreendimento podem tornar difícil o momento de tentar descobrir como calcular valorização de imóvel, independente do intervalo de tempo analisado.

Apesar dessa dificuldade, existe uma fórmula básica que você pode utilizar para calcular essa valorização. Confira abaixo:

Valorização Anual (%) = [(Valor Atual – Valor Inicial) / Valor Inicial] x 100 / Número de Anos

A partir dessa fórmula, você pode descobrir qual a valorização anual de um imóvel, além dela permitir que os proprietários e os investidores acompanhem o desempenho de um empreendimento durante um período específico.

Agora que você já sabe como calcular valorização de imóvel, fica mais fácil decidir em qual empreendimento investir. Se você deseja conhecer as vantagens do Parque Una Uberlândia, continue a leitura e saiba mais.

Invista no Parque Una Uberlândia com a UP 

Durante a leitura deste artigo, você entendeu mais sobre a apreciação imobiliária e também pôde descobrir como calcular valorização de imóvel. Que tal investir no bairro planejado que tem chamado a atenção do mercado?


Com dois empreendimentos vendidos completamente ainda na planta, o Parque Una Uberlândia é a escolha ideal para quem quer investir em um imóvel com alta valorização. Entre em contato pelo nosso site e descubra tudo o que o Una tem para oferecer.

parque-una-uberlandia-bairro-planejado-na-zona-sul-de-uberlandia-no-triangulo-mineiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *